A Escolha da Host Family
Escolher a família nem sempre é uma tarefa fácil, muitas vezes ficamos na procura da família perfeita e nem sempre encontramos o que tanto procuramos. Por isso criamos este post pra ajudar nesta decisão que pode mudar e muito sua Experiencia como Au Pair.
Cidade e Estado: Os destinos mais procurados pelas Au Pairs são sempre os mais badalados, com as melhores universidades, nightlife, lojas, locais turísticos ou até mesmo pelo clima. Podemos citar entre elas:
-
Nova York: É um dos centros turísticos mais conhecidos pelo mundo e é considerado a cidade mais populosa dos Estados Unidos. Apresenta uma grande variedade de locais a serem visitados como museus, parques, centros comerciais, atrações, baladas até as 4 da manhã (diferenciando dos demais estados, pois o horário padrão nos Estados Unidos para venda de bebida alcóolica, fechamento de bares e balada é as 2 da manhã sendo rigorosamente monitorado pela polícia local). A cidade não pára, com lojas abertas 24 horas por dia. Existe um mix bem grande de pessoas do mundo todo vivendo, passeando ou sendo Au Pair em Nova York. Para quem gosta de uma vida calma sem muita agitação NY realmente não será uma boa escolha.
-
California: Tenho certeza que 99% das meninas desejam ir para a California. Eu tive uma amiga que iria morar la quando eu estava no treinamento e me deu aquela inveja branca de saber que poderia ser eu indo pra la. A California tem muitos lugares maravilhosos a se visitar. O clima la é excelente durante o ano inteiro não faz tanto frio no inverno como em outras regiões que nevam muito, por exemplo! Quando falamos em California já imaginamos surfistas maravilhosos naquele dia que o sol está radiante e você está se bronzeando para ter aquela cor do pecado e pegar os surfistas maravilhosos...rs. Sou suspeita em falar da California, pois foi lá que morei no meu segundo ano de Au Pair. O estado é gigante e o incrivel é que você tem muitas opções de diversão. Você pode escolher ir pra praia ou esquiar na mesma epoca do ano. Coisas que só acontecem la. O estado como eu disse é bem grande e as cidades mais procuradas são:
-
Los Angeles: Em Los Angeles temos um milhão de coisas a se fazer como ir na Universal Studios, Disneyland, Six Flag (Parque de diversão), Kodak Theater (onde é celebrado o Oscar), Praias de Sta Monica, Sta Barbara, Venice Beach, Malibu, hermosa Beach, Laguna Beach... Oh! My Gosh!... é tanta praia que você se perde...rs. No inverno um lugar procuradissímo é Lake Tahoe onde você pode ficar num resort e esquiar. E claro, não podemos esquecer Hollywood (lugar onde morei) que é um lugar incrível. Eu morei la e achei o pessoal um pouco “fake” tipo um pessoal que não parece tão sincero, como se eles quisessem ser o que não são. Como estamos falando de Hollywood todo mundo que você conhece por lá tem envolvimento com meio musical, ou querem ser atrizes, atores, diretores e por ai vai. Mas o legal mesmo é você ver gente famosa a rodo em qualquer esquina. Pra vocês terem uma idéia o meu Host Dad era um diretor de filme e eu morava na frente da casa do Antonio Banderas. Conheci muita gente famosa que eu nunca imaginei conhecer, outro dia eu conto com mais detalhes esta experiencia. Mas voltando a falar de LA você não se arrependeria de morar por lá. Tem muitos lugares e atrações incríveis!
-
San Diego: Wow! Esta cidade é simplesmente o máximo. Se você quer sentir o clima de morar na California vendo os surfistas maravilhosos como citado mais acima você certamente precisa morar em San Diego, pois lá voce se sente a Garota da California. As pessoas são muito abertas e legais e você vai se sentir no melhor lugar do mundo. Experiência própria.
-
San Francisco: Todo mundo que morou la simplesmente amou. Eu gostei bastante de lá porém é um lugar que venta muito e as ruas da cidade são completamente ingrimes. Até carro automático tem dificuldade para subir nas ruas mais inclinadas do mundo... Lá você também encontra bares e atrações muito legais como Pier, Alcatraz, Golden Gate ( Ponte que passa em quase todos os filmes...rs), os tão famosos bondes e por ai vai... Outra coisa muito importante é que você pode estudar na Universidade de Stanford que fica 45 mins de São Francisco. Imagina um diplominha de lá não seria nada mal, certo?
-
Washington DC: Capital dos Estados Unidos, Washington DC é um local simplesmente agradável. Pra quem gosta de passeios durante o dia vai ter muito o que fazer por la. Há muitos museus disponiveis para o publico. A maioria com entrada franca e você não sabe por onde começar quando se entra num museu destes pois todos são magnificos e interessantes. Além de ter a Casa Branca, Obelisco, Memorial de Abraham Lincoln e muitos parques os bares, restaurantes também são uma boa pedida para quem vive por lá.
-
Chicago: Chicago é conhecido por possuir a maior quantidade de área destinada à parques nos Estados Unidos. No verão a cidade se torna um evento musical. Em todo canto as pessoas estão se divertindo e ouvindo uma musica. A cidade tem varios lugares para se conhecer como a Navy Pier, Millenium Park, Sears Tower, Shymphony Center, The Bean, Willis Tower e por ai vai. Esta cidade tem muito o que se visitar!
-
Boston: Também sou suspeita em falar de Boston, pois é um lugar incrível. A noite de Boston é agradável, mas você não tem tantas opções como em outras cidades. Mas Boston se destaca pelas grandes Universidades que lá situam como: MIT, HARVARD e UMASS. Imagina ter um certificado de Harvard também? É uma cidade muito gostosa de se viver. Todas as meninas que moraram por lá são apaixonada por ela. Além de parques e outros atrativos a cidade se destaca entre muitas.
Na minha segunda familia tive só duas meninas uma de 3 anos e outra de 6 anos (que parecia que tinha 30). Bom, cuidar de crianças pequenas até uns 4 anos você tem controle sobre elas então elas acreditam em tudo o que você fala daí você consegue de alguma forma controlar elas. São muito mais carinhosas e você se apega muito mais do que crianças grandes. Tá certo que tem todo aquele trabalho de trocar fralda, dar mamadeira, e bla bla bla, porem elas estão no seu tempo e não o contrário. Quando se cuida de crianças com mais de 5 anos o inferno começa...Elas já tem opiniões próprias sobre a vida, entendem de tudo, te chamam de burra, incompetente e dai pra pior.
Eu cuidava de 4 pequenos e tinha mto cansaço físico, porem tinha amigas que cuidavam de apenas 1 grande que davam mais dor de cabeça do que os meus pequenos. Neste caso você fica muito abalada psicologicamente que é muito pior do que fisicamente. O lado bom de cuidar de kids que já sabem se virar é que eles vão pra escola em horário integral e você não precisa ficar de mimimi com eles ( dar comida na boca, trocar fralda, brincar e por ai vai), eles já falam bastante e você aprende muito mais com eles, pois eles fazem questão de te corrigirem quando você pronunciar errado ou falar alguma coisa errada. Não corrigem da forma mais “nice” que existe, mas na humilhação você aprende porque nunca mais vai falar aquilo errado novamente...rsrs Se você acha que seu inglês é muito basico prefira famílias com crianças pequenas assim você não corre risco de um rematch já no inicio da sua carreira como au pair. Existem familias com kids grandes que não tem paciencia com o ingles básico de algumas au pairs e por falta de comunicação ou problemas causados por você não entender alguma coisa certa você pode ser colocada na fogueira. Então neste caso prefira os pequenos, pois eles não irão te julgar! rs Não coloque no seu perfil que não quer crianças under 2, pois além de eliminar muitas chances com famílias ótimas você pode estar perdendo uma chance de fazer um estágio sendo mãe. Uma das minhas crianças tinha 2 meses quando eu cheguei.Não existe amor maior como o que tenho por ela até hoje. É como se eu fosse a mãe dela, vi ela andar pela primeira vez e participei da vida dela como mãe mesmo. Já a de 6 anos que cuidei também amava muito ela, mas não se compara com o amor que eu tinha pelos babies...Então na hora de escolher pense bem no que foi dito por aqui. As vezes ter uma criança só pode não ser sinônimo de alegria, como ter seis pode ser um sonho (ta certo que também exagerei na parte de cuidar de seis ser um sonho...rs). A gente trabalha tanto como au pair que também precisa de carinho ué e não viver em pé de guerra com nossos host Kids!! Então vale a pena pensar muito bem pois trocar uma fralda cheia de coco as vezes é muito mais vantajoso do que ouvir uma criança que nem tamanho tem te xingando e cheia de opiniões e você não poder fazer nada!!
Curfew: Esta palavra que mais parece um palavrão quer dizer que você terá um horário para estar em casa seja elas durante a semana ou durante o tempo em que você permanecer vivendo na casa. Preste bem atenção no curfew. No começo com a ansiedade de fechar logo com a Host Family você acaba aceitando muita coisa, porém isto pode se tornar um problema futuro. Eu tive curfew na minha primeira família e tinha que estar em casa as 23hs caso eu tivesse que trabalhar no dia posterior. No começo você não liga
porque você não tem realmente o que fazer e não conhece ninguém, mas com o tempo isto se torna um problema. Eu cheguei a perder festinhas, e reuniões por conta do horário, eu tinha que voltar correndo pra casa para não passar do horário e evitar problemas. Isto depende do quanto você gosta de sair. Bom, tinha dias que eu tava tão cansada que só pensava na minha cama...mas temos que pensar que estamos vivendo uma experiência unica e que temos que aproveitar todos os minutos. Então pense bem ou negocie com a futura família sobre isso para que não se torne um problema entre vocês.
Carro: Será que ter carro realmente importa? Na minha humilde opinião é aceitável não ter carro apenas quando se mora no centro da cidade ou realmente muito perto de uma estação de onibus, trêm, ou metrô. Do contrário não se engane quem vai morar onde Judas perdeu as botas, naquela cidadezinha lá do interior realmente precisa de carro. No meu primeiro ano de au pair eu tinha o carro mas não exclusivo pra mim pois era a mini van das crianças. Então eles sempre deixavam eu sair quando eles não fossem usar. A gente teve umas brigas por causa disso, mas entramos num acordo de que quando eu precisasse usar de final de semana eu avisaria com antecedência. Durante a semana eu tinha total acesso ao carro para ir pra qualquer lugar, mesmo porque eu morava num lugar tão, tão distante de tudo que era impossível sair de casa sem carro. Isto era extremamente importante no meu caso. Então se sua família diz que a proxima estação de metro é 30 minutos da onde voce mora não caia nessa você ta se metendo numa cilada se não tiver o carro. Eu nunca gostei de ficar dependendo de ninguem pra sair ou fazer alguma coisa então quando minhas amigas estavam trabalhando e eu tava off eu não ficava em casa pensando no Romeu, eu pegava o carro e ia bater perna nas lojas, academia, whatever...ficar em casa de jeito nenhum...rs Então se você é como eu que gosta de ser independente e vai morar num lugar tão tão distante você realmente precisa negociar sobre o carro. Nem que você não tenha acesso para sempre (todos os dias), mas que consiga fazer suas coisinhas como comprar um shampoo ou absorvente e não ter que depender da sua amiga ter q ir na sua ks te buscar pra te levar na farmacia, né?...Ninguem merece...rsrs Então converse e negocie isso. Isto pode te levar a um futuro rematch se não for bem pensado e conversado.
Quando os Host são Brasileiros: Eu costumo dizer que ir para os Estados Unidos é uma oportunidade única e no meu caso o principal objetivo foi aprender inglês e ficar fluente. Então imagine se meus Hosts fossem brasileiros? Você realmente acha que eu teria aprimorado meu inglês? Claro que não. Se você tem só um host que é brasileiro e o outro é americano o assunto já muda um pouco, porém o portugues sempre vai ser a lingua que você vai acabar falando com aquele host brasileiro. Não se engane dizendo que vai falar inglês mesmo que eles sejam Brasileiros, pois isto não vai acontecer. E outra Brasileiro sempre tem amigo e parente Brasileiro que vão na casa visitar e se reunirem para falarem do Brasil e adivinhem? Isto será discutido em Portugues, de fato. Bom viver a cultura americana enquanto se está nos Estados Unidos é a maior experiência que você traz de la. Você vive como eles todos os dias e não tem nada mais gostoso do que isso.
Quando os Host não são Americanos: Meu primeiro Host Dad era da Suiça e a Host Mom era Americana, então foi muito bom pois pude viver num ambiente com duas culturas diferentes da que eu ja conhecia. Então eu super recomendo este tipo de experiência, pois você aprende em dobro. Sem contar que os Europeus falam inglês como se fosse a primeira lingua deles, ou seja, falam super fluentemente. Só não recomendo muito Host Families que os dois são de uma nacionalidade muito diferente tipo Indiana, Arabe, Asiatica, no qual falar inglês para eles é realmente diferente de um americano falando, ou seja, pode ser que você tenha que corrigir eles ao invés deles corrigirem você. Não estou generalizando, pois claro que muitos deles moram há muito tempo nos States e ja falam muito bem, mas a cultura continua sendo preservada e acabam vivendo lá com tradições dos paises de origem e você pode acabar aprendendo muito sobre o pais de origem deles, e acabar não vivendo a cultura Americana. É uma experiencia interessante, mas se teu intuito é aprimorar o inglês isto pode ser um probleminha futuro. Fica a dica!
Bom existem muitos lados positivos de se viver nas cidades grandes como Nova York, Los Angeles, Washington DC,... porém por se tratar de cidade grande você deve ficar atenta pois há muitos turistas e pessoas imigrantes vivendo por la, ou seja, voce não está tão seguro quanto se tivesse vivendo em uma cidade menor. Eu já fui furtada numa balada em Nova York e Miami e fiquei muito abalada por isso, pois furtaram meu celular, camera e dinheiro. Então tomem muito cuidado, pois as vezes acostumamos com a idéia de que estamos nos Estados Unidos e nada vai nos acontecer, mas infelizmente cidades grandes, problemas grandes também...
Independente de onde sua possível Host Family more sempre leve em consideração a harmonia que você sente conversando com eles e na maneira com que eles te tratam nem que seja por skype ou por email. Siga sempre seu coração que ainda é o melhor caminho. Nem sempre acertamos o caminho certo, porém muitas vezes precisamos passar por experiência ruins para darmos valor às novas experiências.
Esclarecer muito bem as coisas antes da sua partida é o primordial para evitar um possível e temido rematch, pois na fome de querer fechar e ir logo muitas au pairs ( me incluindo nessa também) acabam dizendo yes para todas as coisas. Mas com precisão eu vos digo esclarecer enquanto se está no país de origem é o grande segredo para uma vida de au pair de Sucesso. Não somos mães Dinás, mas pelo menos com informações bem esclarecidas por email é uma forma de cobrar sua Host Family quando eles não tiverem cumprindo o que realmente prometeram e vice-versa.
Quando eu morava numa cidadezinha do interior que era 40 minutos de Boston eu tive uma amiga da Espanha que sempre ficava chateada por não ter tido a sorte de ter morado em Nova York, ou Los Angeles e eu sempre dizia a ela: Imagina se você morasse em uma destas cidades você não teria estas amizades tão fortes que tem aqui em Scituate/MA. Nós éramos um grupo de amigas que estavam sempre juntas para tudo seja viajando, passeando, fofocando, na academia e por ai vai e a cidade pequena nos uniu cada vez mais pois por restrições de lugares a se visitar acabávamos nos reunindo na casa da outra para assistir filmes, ou papear e nos tornamos Irmãs para sempre. Cada uma veio de um país, mas este tipo de amizade eu não tive morando no próximo ano em Los Angeles uma cidade tão grande com tantas pessoas, mas que não tive amigas tão especiais quanto eu tive numa cidadezinha lá do interior que vivemos situações tão gostosas que valeu muito a pena o meu tempo como au pair! Então não se baseiem pelo tamanho da cidade, ou por nada do tipo, apenas procurem a família que te faz se sentir especial e que te ofereçam o que você procura depois vá com a cara e a coragem! Boa sorte ate o proximo post!
Post por Carina Siqueira
Equipe Be and Live
Se você leu este post e quer nos deixar um recadinho com sugestões, reclamações ou até mesmo suas experiências sobre os criterios utilizados para escolha da família não deixe de nos enviar uma mensagem. Quem sabe a sua opinião não vira o proximo post? :)
Quantidade e idade das kids: Todo mundo procura uma família com no máximo duas crianças de preferência grandinha o suficiente já pra fazer tudo sozinha e a gente não ter nenhum trabalho. Bom vamos a minha experiência do caso: Na minha primeira família eu tive quatro crianças pequenas, quando digo pequenas digo menor de 2 anos. Imagina 4 pequeninos? Bom ta certo que foi assim meio sem pensar, mas entre mortos e feridos salvaram-se todos...rs Eu consegui dar conta do recado e eles eram extremamente fofos.
Ficou interessado(a)?
Entre em contato conosco para obter mais informações!
*Seus dados acima serão utilizados único e exclusivamente para responder as solicitações.